Meltdown e Spectre: as falhas que afetam quase todos os processadores do mundo


O ano de 2018 não poderia começar mais intenso no mercado de tecnologia: e se descobrissem uma vulnerabilidade que afetasse basicamente qualquer processador desenvolvido nas últimas duas décadas? Bom, foi exatamente isso o que aconteceu.
Uma grave falha de segurança presente em chips da Intel tomou conta do noticiário: a vulnerabilidade permite que um aplicativo comum tenha acesso a áreas protegidas da memória do sistema operacional, expondo informações sensíveis. Só que o problema é ainda pior: há uma brecha que também afeta processadores da AMD, da ARM e de quase todos os computadores e servidores do mundo.
Mais informações sobre o caso surgiram na noite desta quarta-feira. Os pesquisadores de segurança do Google divulgaram um estudo detalhado sobre duas brechas, conhecidas como Meltdown e Spectre. Elas estão vindo a público somente agora, mas foram descobertas e reportadas para a Intel, a AMD e a ARM no dia 1º de junho de 2017.

Provas de conceito foram testadas contra os processadores Intel Xeon E5–1650 v3, AMD FX–8320, AMD PRO A8–9600 R7 e Qualcomm Snapdragon 808 (ARM Cortex-A57), do Nexus 5X, sendo que todos são afetados por pelo menos uma das variantes. As duas variantes do Spectre atingem quase todos os processadores do mercado e ainda não têm correção; por enquanto, acredita-se que o Meltdown é restrito aos chips da Intel.

Fonte: https://tecnoblog.net/231300/meltdown-spectre-intel-amd-arm-falha-processadores/